Bem-vindo!
Este simulador permite estimar as poupanças ambientais e financeiras de uma operação e obter a Declaração "Casa Eficiente 2020".
As principais etapas são as seguintes:
- Simular – Deverá começar por selecionar as intervenções que pretende realizar. Sobre cada intervenção serão colocadas questões simples.Como resultado, serão apresentadas as respetivas poupanças ambientais e financeiras. Para algumas intervenções são apenas indicados os benefícios qualitativos associados. Pode acrescentar e retirar tantas intervenções quantas pretender.
- Validar – Uma vez selecionadas, deverá validar as intervenções que pretende realizar.
- Orçamento modelo – Nesta etapa, o Portal emite um Orçamento Modelo, pré-preenchido com a lista de intervenções que pretende realizar. Deverá utilizar este documento para recolher propostas de empresas de construção inscritas no Diretório de Empresas Qualificadas. Com a emissão do Orçamento Modelo, receberá no seu e-mail um código de acesso com o qual poderá retomar a simulação e prosseguir para as próximas etapas.
- Orçamentar – Depois de obtidos os orçamentos e os restantes elementos, deverá indicar o valor de cada intervenção e a empresa responsável. Em qualquer momento poderá voltar à etapa “2. Validar” para alterar as intervenções que pretende realizar.
- Emitir declaração – Uma vez orçamentada a operação, poderá solicitar a emissão da Declaração “Casa Eficiente 2020”, devendo para o efeito:
- Inserir os dados complementares que lhe forem solicitados;
- Atestar que dispõe de todos os elementos de candidatura;
- Validar as condições do termo de aceitação.
O simulador foi desenvolvido como uma ferramenta de sensibilização e informação, salientando-se que:
- Os resultados das simulações são indicativos e, por isso, as economias efetivas resultantes das intervenções podem ser inferiores às estimadas na simulação.
- Os consumos e poupanças apresentados são estimados tendo por base um referencial que visa satisfazer as necessidades de conforto dos ocupantes do imóvel e pressupõe a utilização tipificada de equipamentos.
- Nas intervenções de eficiência hídrica, as estimativas de redução do consumo de água são calculadas tendo como referência situações correntes (e.g., autoclismos de descarga completa com volume de 6 litros; torneiras de cozinha com caudais de 10,5 litros/minuto; torneiras de lavatório com caudais de 7,5 litros/minuto e chuveiros com caudais de 12 litros/minuto).
Para melhor compreensão de cada uma das intervenções e dos sistemas a escolher, aconselhamos a consulta das fichas técnicas.